Como um ícone da moda, passou de símbolo de resistência feminina e tornou-se sinônimo de elegância e versatilidade.
Antes de meados do século 20, as mulheres tinham um guarda-roupa muito limitado, formado basicamente por vestidos e saias. As calças não eram uma opção para elas durante esse período porque eram peças criadas exclusivamente para os homens.
Entretanto, o estilo de vestimenta feminino começou a mudar no final do século XIX e início do século XX, quando as mulheres começaram a se envolver em atividades que exigiam facilidade de movimento, como andar de bicicleta, tênis, entre outras.
Infelizmente, não foi uma transição natural na moda, uma vez que a sociedade da época considerava a vestimenta inadequada para a feminilidade, surgindo, inclusive, leis que proibiam seu uso em público.
Neste ínterim, estilistas começaram a desenvolver calças cujo caimento se assemelhava a uma saia e em nada lembravam as calças masculinas. Nasciam assim as calças pantalonas, que se popularizaram como um ícone de emancipação feminina.
Após anos de luta, na década de 40 as mulheres passaram a desempenhar um papel vital no esforço da Segunda Guerra Mundial e foram encorajadas a incorporar calças em seus guarda-roupas cotidianos. As calças femininas trouxeram consigo além da praticidade e conforto, liberdade.
Afinal, o que é a calça pantalona?
É uma calça de corte reto, de caimento fluido e longo, com a cintura alta e marcada, que modela a silhueta sem marcar o corpo e pode ser usada por mulheres de todas as estaturas, trazendo consigo elegância e versatilidade. É uma peça atemporal e definitivamente democrática, pois se adequa a todos os biotipos.
Que tipo de blusa usar com calça pantalona?
Como a calça é larga e possui a cintura alta, uma de suas funções é deixar a cintura da mulher mais evidente.
Então as melhores blusas para se usar são aquelas que ficam justas no corpo, criando um equilíbrio no visual. Regatas, bodies, segundas peles e croppeds, por exemplo, harmonizam perfeitamente com as pantalonas.
Nada impede que você também possa usar uma blusa mais larguinha, mas lembre-se, não cubra a cintura com a blusa, já que isso vai atrapalhar que a calça desenhe sua silhueta. Uma boa dica para isso é colocar a blusa larga por dentro da calça pantalona e deixar uma pequena folga.
Como usar a calça pantalona sendo gordinha?
Mulheres que possuem os quadris e as coxas mais largas, devem usar calças com tecidos mais leves para não marcar as pernas, e em caso de tecido estampado, dar preferência para linhas e designs verticais. Isso alonga sua silhueta pois cria uma ilusão de ótica mais elegante e mais esbelta.
Como usar a calça pantalona jeans?
Como o jeans é um tecido mais casual, é recomendado que ele seja usado em eventos informais, como passeios ou encontros entre amigos. E também é importante lembrar que o tecido da calça é firme e por este motivo é aconselhável usar uma parte de cima que modele o corpo, e não algo largo ou muito folgado.
Qual sapato usar com calça pantalona?
Quando usamos uma pantalona, a barra da calça deve quase tocar o chão, e essa distância deve ser levada em conta se será usado um salto ou não. Apenas a ponta do sapato deve aparecer e você pode usar desde sandálias até tênis, basta lembrar do caimento da barra.
Como usar a calça pantalona no inverno?
No inverno, podemos usar calças pantalonas com tecidos mais grossos e resistentes ao frio. Quando se trata de qual casaco usar, qualquer peça combina com a pantalona, mas não se esqueça de manter o desenho da cintura à mostra para um melhor resultado.
Mas você tem alguma outra dica ou sugestão? Aproveite e conte pra gente na caixa de comentários! Vamos adorar saber como você escolhe e se sempre dá certo!
Veja alguns modelos pra você se inspirar: